Bom dia a todos!
Se você está afim de fazer parte da Associação Boca House, como sócio efetivo ou colaborador, envie-nos um e-mail para: associacaobocahouse@gmail.com
Informe se você quer ser sócio efetivo ou colaborador e assim que tivermos novas informações estaremos enviando.
A Boca House agradece e conta com a sua participação!
terça-feira, 31 de maio de 2011
QUER SER SÓCIO/PARCEIRO DA BOCA HOUSE?
terça-feira, 24 de maio de 2011
A sede da Associação Boca House
A SEDE
Nas proximidades da obra de fixação da barra do rio Itapocú foi construída uma sede referencial com fins educativos, científicos e de pesquisa seguindo diretrizes sustentáveis baseados nos moldes da PERMACULTURA.
A sede foi construída seguindo o modelo de impacto zero:
Solo: trata-se de uma bioconstrução possibilitando total permeabilidade e fluxo das águas.
Restinga: o sistema é totalmente integrado ao bioma local, favorecendo na integra a propagação e desenvolvimento das espécies.
Materiais utilizados: todas as madeiras e demais materiais utilizados são provenientes do rio Itapocú, que através da correnteza são trazidos e atracam nas praias de Barra Velha, principalmente na região da desembocadura deste rio.
OBS: A supressão de vegetação em área de preservação permanente somente poderá ser autorizada em caso de utilidade pública ou de interesse social, devidamente caracterizados e motivados em procedimento administrativo próprio, quando inexistir alternativa técnica e locacional ao empreendimento proposto(ART. 4O DO CÓDIGO FLORESTAL 4771).
OBJETIVOS DA SEDE:
-Operacionalização das propostas e ações desenvolvidas pela associação.
-Espaço para reuniões e elaboração de novos projetos.
-Centro de educação ambiental contendo lembretes e informativos sobre a utilização sustentável da Península.
-Mirante e observatório da vegetação natural, facilitando a identificação e monitoramento da área.
- Local de armazenamento de materiais e ferramentas utilizados nas ações desenvolvidas pela associação;
- Centro de referência para informações técnicas e turísticas;
- Banco de sementes nativas para fins educativos e ambientais;
- Base parceira do FUNDEMA, favorecendo a logística de ações da instituição no sentido de fiscalizar as atividades na Área de Preservação Permanente da Península.
domingo, 22 de maio de 2011
Ações da Associação de Preservação Ambiental Boca House (parte 3)
TERCEIRA AÇÃO EXECUTADA: Delimitação de algumas áreas de preservação permanente por meio da instalação de barreiras físicas de pedras ou estacas de madeira dentro dos limites da Península da Boca da Barra. Ação vista e apoiada pelo órgão ambiental FUNDEMA.
OBJETIVO DA TERCEIRA AÇÃO EXECUTADA: Delimitar um corredor de acesso a praia para os visitantes; impedir a passagem e circulação de veículos sobre a restinga. Desta forma será possível que a vegetação seja impactada em uma área muito reduzida (corredor de acesso a praia) e possibilita a recuperação em outras áreas impactadas (locomoção e estacionamento de veícuos sobre as dunas e restinga).
sábado, 21 de maio de 2011
Ações da Associação de Preservação Ambiental Boca House (parte 2)
SEGUNDA AÇÃO EXECUTADA: Movimento de sensibilização e educação ambiental junto aos frequentadores da Península da Boca da Barra. Participação média de 40 pessoas, incluindo educadores ambientais especializados.
OBJETIVO DA SEGUNDA AÇÃO EXECUTADA: Sensibilizar frequentadores, moradores locais e demais visitantes da Península da Boca da Barra sobre as disposições legais intituladas nas leis de preservação permanente, afim de preservar e zelar pela melhoria contínua do local. Foram abordadas questões como:
Destinação correta do lixo: por não haver recipientes para armazenar o lixo gerado no local, as pessoas foram sensibilizadas a levarem o lixo para o local mais próximo onde houvessem estes recipientes (lixeiras).
Locomoção de veículos sobre as dunas e restinga: os proprietários de veículos que estivessem estacionados sobre a vegetação de restinga e aqueles que estivessem trafegando por trilhas nas dunas foram abordados e instruídos sobre os danos que estas atitudes podem ocasionar e, da mesma forma, comunicados que poderíam ser penalizados por multas.
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Ações da Associação de Preservação Ambiental Boca House (parte 1)
PRIMEIRA AÇÃO EXECUTADA: Fixação de placas informativas e educativas na área de preservação permanente da Península. Esta ação foi realizada com o apoio da Fundação Municipal de Meio Ambiente, onde a instituição doou as placas e auxiliou no transporte das mesmas.
OBJETIVO DA PRIMEIRA AÇÃO EXECUTADA: Muitas normas de preservação da área vêm sendo desrespeitadas, com agressões ao meio ambiente por meio da circulação de veículos sobre a vegetação, realização de queimadas para retirar e destruir a vegetação de restinga, criação de animais livres sobre o local e até mesmo com o acúmulo de lixo na área de preservação permanente, além de outros crimes ambientais. A restinga é uma Área de Preservação Permanente (APP) que faz parte da Mata Atlântica e é reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), como “Reserva da Biosfera”. Ela abriga uma importante cadeia alimentar e é responsável pela fixação das dunas nas praias.quinta-feira, 19 de maio de 2011
Associação de Preservação Ambiental Boca House
A Associação de Preservação Ambiental Boca House foi fundada com o intuito de promover a preservação da natureza no município de Barra Velha por meio de uma associação de profissionais de diferentes áreas do conhecimento visando a gestão integrada dos recursos naturais e paisagísticos.
A associação tem por objetivo promover a conscientização da população em relação à situação do meio ambiente na região, estimular a cooperação de todos na preservação e dar suporte as tomadas de decisões no que diz respeito ao uso sustentável da natureza.
Ressalta-se a condição de não haver finalidade lucrativa por parte da instituição estando direcionada diretamente a pesquisa e desenvolvimento de projetos que resultem em benefícios para o município e para a população.
As primeiras ações da associação foram executadas na região da foz do rio Itapocú, nas proximidades da obra de fixação desta desembocadura. Estas ações serão descritas na próxima seção deste documento.
Da mesma forma, serão apresentados alguns temas que a associação poderá desenvolver caso haja interesse de instituições (públicas ou privadas). Estes temas englobam o planejamento, execução e manutenção de diversas ações.
Em relação aos consultores da associação, todos são qualificados para entender e gerenciar as questões que se propõem a intervirem. Podemos citar as seguintes qualificações: engenheiro agrônomo, engenheiro ambiental, engenheiro civil, engenheiro químico, advogado, oceanógrafo, biólogo, turismólogo, estatístico, entre outros. Além do corpo técnico da associação, temos inúmeros colaboradores de diversas áreas do conhecimento, instituições privadas e voluntários em geral.
Assinar:
Postagens (Atom)